Preocupação com o meio ambiente! Devido à utilização de recursos naturais, a empresa está trabalhando junto com a Associação dos Mineradores de Areia de Ponta Grossa – AMATI-PG e com os órgãos de controle e fiscalização, buscando sempre estar de acordo com as exigências legais, conciliando exploração, preservação e qualidade de vida. Tendo em vista que a areia é um recurso mineral absolutamente necessário para a construção do futuro, a conscientização ambiental da atividade de mineração está aliada a recuperação de áreas já exauridas, através do plantio de mudas nativas, em parceria com a comunidade. Estas ações e outras, estão previstas e já acontecem no projeto de revitalização do Rio Tibagi para que haja uma completa recuperação das áreas, após realizado o aproveitamento econômico.

Atualmente, estamos participando dos projetos:

  • Estudo de Impacto Ambiental EIA/RIMA - O projeto, já em execução, visa:
    1. Estudo completo da fauna e flora do Rio Tibagi
    2. Execução do zoneamento minerário
    3. Regras e áreas para o desenvolvimento da atividade
    4. Forma a não comprometer os recursos naturais
    5. Recuperação e o destino das áreas pós-mineradas
  •  

  • Projeto de Revitalização do Rio Tibagi - este projeto visa ordenar das atividades minerarias dos Campos Gerais, local onde se encontra inserida a Bacia do Rio Tibagi, no município de Ponta Grossa, além da recuperação ambiental do Rio, o controle social e atendimento do interesse social da atividade. Tal proposta justifica-se plenamente uma vez considerados os benefícios a tutela do meio ambiente, tendo em vista o uso coletivo e seu reflexo a sadia qualidade de vida. Estão previstas as seguintes atividades para desenvolvimento do projeto:
    1. Levantamento das áreas passivas de mineração
    2. Diagnostico operacional e ambiental das atividades
    3. Levantamento de documentos necessários para atividade
    4. Zoneamento da área de lavra de acordo com PCA
    5. Orientação técnica e jurídica para adequação ambiental conforme legislação vigente
    6. Incentivo a atividade turística
    7. Repovoamento da fauna.
    8. SCROLLING="no">
  • Projeto Dia do Rio – realizado também em parceria com a Associação dos Mineradores de Areia do Rio Tibagi, visa o plantio de arvores nativas para comemorar o Dia do Rio – 24 de novembro. Alunos de um colégio são convidados para participar do plantio de arvores durante uma tarde. Este ano, os alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente – Colégio Polivalente, com apoio do Núcleo Regional de Educação, Instituto Ambiental do Paraná – IAP, plantaram 800 mudas de arvores nativas nas margens do Rio Tibagi. Pelo segundo ano consecutivo, este projeto foi um sucesso.